Tarefa 2 – Pequenas atitudes individuais podem gerar um grande impacto coletivo no Mundo

Publicado: 16/03/2012 em Tarefa 2/6
Tags:, , ,
 GRATA, GRATA, GRATÍSSIMA, AMIGOS E FAMÍLIA!!!

TAREFA: Hoje o mundo consome 30% a mais do que seus recursos podem ser renovados. Então, vamos começar a fazer a nossa parte. Conhece a Teoria dos 3R’s? REDUZIR, REUTILIZAR, RECICLAR. Isto vai orientar as ações do segundo passo.

1. REDUZIR: Você anotou suas pegadas de carbono? Conte-nos qual é a sua emissão de carbono e faça um plano de ação para economizar de verdade em uma semana. Depois nos mostre como conseguiu diminuir suas emissões e qual foi seu número final.

2. REUTILIZAR: A ideia é usar o mesmo produto de diferentes maneiras para que ele não vire lixo depois que foi usado da maneira original. Isto não tem a ver somente com lixo, mas com coisas que você não usa mais e que ficam fazendo volume na sua casa, como roupas, livros, entre outras. Faça uma lista de tudo o que você pode e de que maneira vai reutilizar itens do seu dia-a-dia durante uma semana.

3. RECICLAR: A atitude de reciclar diminui a quantidade de lixo a ser tratada e eliminada; contribui significativamente para a redução da extração de matérias-primas necessárias à produção  de  novos  bens  de  consumo. Descubra o que pode ser reciclado na sua vida em uma semana, faça uma lista e mostre-nos como conseguiu reciclar estes itens.

PRAZO: Meia noite do dia 21 de Março. Você tem uma semana para realizar o PASSO 2.

DEVER DE CASA: FAÇA UMA LISTA DO QUE PODE SER MELHORADO NO ENTORNO EM QUE VIVE (prédio, bairro, escola, escritório).

===========================================================================

Minha emissão de carbono, conjuntamente com o meu namorado é de 3,804 pounds de CO2 por ano (ou 1,902 por pessoa). Meu consumo aqui na NZ não é tão alto, portanto, contei com a ajuda de amigos para esta tarefa. Acho que é mais divertido e aprendemos uns com os outros. Vamos ver o quanto economizamos em rede!

1. PARA REDUZIR

1.1 – NO ESCRITÓRIO

    • Papel: Tentei programar a impressora para imprimir frente e verso como modo padrão, mas ela não tem essa opção. Então, estou usando manualmente os dois lados dos papéis.
  • Ainda não me acostumei direito, mas estou tentando usar o E-book Reader para livros e textos.
  • Tinta: Instalei a versão gratuita da Ecofont no Word para economizar de 20 a 50% de tinta na impressão.
  • Plástico: Copo de água reutilizáveis para treinamentos, aulas, cursos, trabalho etc. Meu amigo Uli* já fez a sua contribuição na empresa (Agência de Publicidade), assim como os colegas de trabalho também aderiram. Ele comenta: “eu deixei de usar 4 ou 5 copos por dia……20 dias no mês, faz a conta: 100 copos plásticos!”
  • Energia:
a)Monitor em stand-by quando vou almoçar ou fazer qualquer outra coisa
b)Ao viajar, saio desligando todas as tomadas e aparelhos da casa
c)Não estou mais deixando o aparelho “dormir” carregando. Ou seja, dou a carga e retiro-os da tomada após o tempo necessário
d)Uso sempre a luz do sol, abrindo bem as janelas e cortinas durante o dia. De presente, vi 5 passarinhos entrarem na minha casa durante a semana.
e)Comecei a fazer uma ‘To Do List’ antes de ligar o computador (Usar o notebook 3h por dia, durante 30 dias conome 6,75 kWh)
f)Temos réguas de tomada individual e estou me acostumando a desligá-as durante a noite = economia de 10 KWh ou R$3,00 mensalmente, por aparelho
  • Combustível:
Eu e o Ro* não temos carro, então sempre fazemos tudo andando. Usamos o ônibus apenas uma vez ou outra, para passear. Já em Sampa sabemos que a história é bem diferente. Minha mãe resolveu ir até o ponto de ônibus e metrô andando, ao invés de ir de carro até lá (considerando que a minha mãe tem quase 70 anos!). O Da* resolveu participar ativamente esta semana e deixou o carro na garagem. Essa economia é pra valer! Um super exemplo! Obrigada de coração, irmãozão!!!!

1.2 – NA COZINHA

  • Água: Lavo a louça apenas quando a máquina está lotada, e nesta semana usei o método europeu para lavar as louças grandes. Para nós, brasileiros é bem esquisito e nem parece muito higiênico. Mas a novidade é: duas pias não é chique, é para economizar água! E os neo-zelandeses só lavam assim (e já vi americanos também) e estão vivos até hoje. Portanto, que mal há neste método?
  • Alimentos orgânicos:

Às vezes é difícil evitar, mas estou diminuindo a carne e produtos embalados. No sábado eu e o Rô* fomos no mercado livre em Parnell (é uma farmer’s market), hoje comprei no mercado oriental, que não tem embalagens e almocei durante a semana em um lugar que só vende comida vegetariana e produtos social e ambientalmente responsáveis em Newmarket (adoro comer lá). Ainda não consigo ser vegetariana como a Oli* que consegue ficar a semana toda sem carne.

  • Lixo:
a)Utilizo o triturador de alimentos da pia quando possível, para diminuir o lixo. O ideal seria compostagem, que a minha irmã Li* faz na casa dela e recentemente, minha mãe também começou a fazer no quintal lá do Brasil.
b)Eu tomo água filtrada, ao invés de engarrafada, mas a minha amiga Stitch* contou que a Crystal está fazendo um plástico ecológico (20% a menos de pástico, facilitando a reciclagem e consumindo menos energia). Ela está consumindo esta água ao invés das outras marcas, pelo diferencial do plástico. Antes de jogá-las no lixo reciclável, não esquece de amassá-las, para reduzir o volume. Valeu pelas fotinhos e pela escolha, Stitch!
c)Usamos o “plunger” para café, que não precisa de coador de papel.
d)Sacolas plásticas biodegradáveis ou sacolas retornáveis: Recebi fotos e materiais da Su*, Stitch*, Oli* e tenho as minhas aqui. Ponto para a nova lei no Brasil! (Ainda falta isso aqui na NZ.)
e)Minha mãe também diminuiu as compras de supermercado (geladeira mais vazia = economia de lixo e energia) e produtos embalados: “Controlo as idas ao supermercado e nao trago embalagem ,papel,sacos plásticos e ate reduziu lixo reciclavel. Já as verduras e o pó de cafe estao indo para o vaso no quintal” (compostagem) – BRAVO, Mammy!
1.3 – NA ÁREA DE SERVIÇO
  • Energia e água
a)Seco as roupas no varal ao invés de secadora. A Oli* também faz isso, mesmo tendo secadora em casa.
b)Verifiquei a economia de energia e água das máquinas

c)Substituí o ferro de passar roupa por água e sol. Essas ideias são todas do Ro* que mora comigo:
-aproveito o vapor do banho para deixar alguma roupa esticada
-estico bem as roupas no varal
-borrifo água e estico o tecido (este da foto está sendo utilizado diariamente há 1 mês e a água ainda não acabou)
  • Uso de produtos biodegradáveis: Eu, a Oli* e a Sú* fizemos a nossa opção:

1.4 – NO BANHEIRO

  • Água:
a)Banho de 15 minutos = 243 litros de água. Fechando o registro ao ensaboar e reduzindo 5 minutos, o consumo caiu para 81 litros. Para ficar mais prazeroso contar o tempo, conto o tempo de músicas que escuto no banho. De 3 músicas, passei para 1! Calcule o seu!
b)Lavo o rosto ou peças íntimas em menos de 1 minuto = 16 litros de água. A dica é não demorar e fechar a torneira enquanto ensaboa.
  • Lixo
a)Utilizo papel higiênico biodegradável, feito de algodão e bambu que pode ser jogado na descarga, evitando lixo.
b)Por causa dos meus problemas de pele, só uso sabonetes e condicionadores orgânicos, sem sal e muita química.

c)É fútil, eu sei. Mas o Brasil é o 2o maior consumidor de esmaltes DO MUNDO!!! Comprei há alguns meses um kit para unhas que além de rápido (15 segundos por unha) não tem a química que um esmalte carrega e hidrata as unhas apenas com minerais marinhos. O segredo está na lixa, que dá o efeito natural de uma base por NZD 50,00.Não comprei esmaltes, acetona, algodão etc durante o ano todo: link do produto.
d)Substituí os absorventes normais, que demoram 100 anos para se decompor, pelo Mooncup. (Uma mulher usa em média 11.000 absorventes comuns durante a vida). Confesso que foi um grande passo para mim. Tive 1 ano para maturar a ideia dessa mudança, mas fiz a minha opção, pedi pela internet e já estou usando. O preço de um será compensado em 4 meses. Foi uma economia de $din-din$ para os próximos 8 a 10 anos e os Oceanos agradecem.

2. PARA REUTILIZAR:

Essa parte está sendo a maior diversão para mim. Usar o mesmo produto de diferentes maneiras para que ele não vire lixo depois que foi usado da maneira original. Busquei na internet e descobri que tem tanta ideia legal, e a gente pode sempre criar ainda mais!

Processo de reutilização dos rolos de papel higiênico:
2.1 – Embrulho para presentes pequenos, como esse chaveiro que vou dar para as minhas sobrinhas quando chegar no Brasil:

2.2 – Encapei a caixa de sucrilhos, pintei, escrevi e desenhei = virou um super organizador de fios e cabos para a casa!

2.3 – Para os sacos plásticos com zip, lavei e usei novamente, assim como os potes de vidro:

2.4 – Livros: doações para a Auckland City Libraries. Minha mãe também está fazendo uma revisão (e posso dizer que deve estar sendo sim, uma revolução) na casa dela.

2. 5 – Revistas: doações para a minha antiga escola World Wide School e o meu amigo Ed* trabalha com revistas, e está doando as que ele compra para um estabelecimento chamado Laura Aguiar, na Zona Norte de SP, para serem reutilizadas.

2.6 – Roupas: doações para a Recycling Clothing Bin at Parnell School. A Oli* ainda acrescentou”não tenho coisas desnecessárias armazenadas em casa, somente o que é efetivamente utilizado, até porque não caberia, moro em um ap de 28 metros quadrados e quando compro algo do tipo, uma roupa, um sapato, tenho que usar a seguinte lógica: qual peça será  doada para que esta entre em meu guarda roupa? “

2.7 – Utensílios de cozinha: doações para a Red Cross NZ

2.8 – A Oli* é a maior inspiração nesta área. Ela sempre me ensinou a usar vários materiais diferentes para decoração, artesanato, utensílios etc quando trabalhávamos juntas. Sobre o lixo dela, ela escreveu: “eu tinha a doação de todos os meus materiais descartados, exceto orgânico, que angariava fundos para manter 7 creches e 3 centros de juventude do Serviço Social e Promocional Perseverança”.

3. PARA RECICLAR

3.1 – EM CASA

  • Atualmente, já divido o lixo para reciclagem de vidro, plástico, papel e alumínio. O mais legal, é que encontrei um monte de gente que também faz: Ro*, mãe, pai, Li*, Tha*, Uli*, Oli*, Su*:
  • Meus pais separam e deixam nas lixeiras de coleta seletiva do Pão de Açúcar,
  • O Uli*  deixa na coleta da Praça Buenos Aires
  • Eu, o Ro*, a Tha*, a Su/Ma*, Oli/Ro* temos coleta seletiva no prédio. A Oli* contou também que os resíduos para a coleta seletiva do prédio dela é vendida para uma empresa que destina cada recurso para a respectiva reciclagem e a verba da venda do material selecionado é destinado para promover benfeitorias no condomínio. Bem bacana!
A Su* também me mandou as ações do prédio dela e estou tentando implementar no meu:
-lixos (orgânicos/recicláveis) nos corredores
-quadro informativo sobre como separar o lixo

Além disso, em sua casa, ela
-usa papel reciclado
-recicla as cápsulas de café Nespresso
-recicla o óleo de cozinha

3.4 – NO TRABALHO
A minha amiga “Gêmea”* contribuiu com as ações da sua empresa e disse: “Aqui na minha área ninguém tem cesto de lixo na mesa. Todo o lixo é depositado em ilhas de cestos de coleta seletiva como essa da foto. Por enquanto só enviamos para a reciclagem o papel e o plástico (através de cooperativas) , mas esperamos reciclar tudo em um futuro próximo.”
Lá no Hospital das Clínicas tem iniciativa até do Governo de São Paulo:

Minha mãe resolveu compartilhar a ideia e foi perguntando na vizinhança como eles faziam reciclagem. Descobriu que a Coleta Seletiva semanal não estava funcionando bem e a escola da rua desistiu de reciclar. Tem uma amiga que trabalha com eventos que também está com uma pilha de material a ser recolhido. Como ela é muito rapidinha, já está pensando em como poderá ajudá-los a levar o lixo reciclado até os pontos de coleta.

Parabéns a todos vocês que já estão REDUZINDO, REUSANDO E RECICLANDO tudo o que é possível!!!

Amigos que ajudaram nesta tarefa:
  1. Ro*
  2. Pai
  3. Mãe
  4. Da/Ti*
  5. Li*
  6. Thá*
  7. Sú/Má*
  8. Ed*
  9. Uli*
  10. Stitch*
  11. Oli/Ro*
  12. Gêmea*
* A pedidos, estou preservando as identidades. Eles se reconhecerão nesses nomes.
A emissão de carbono da minha casa (2 pessoas), com todas as reduções caiu para  2,154 pounds of CO2 por ano (1,077 por pessoa), ou seja, reduziria 1,650 pounds em casa . Mas o que é melhor: não sou só eu que estou diminuindo a minha Pegada Ecológica, mas sim, todas essas pessoas maravilhosas que me ajudaram!

DEVER DE CASA: LISTA DO QUE PODE SER MELHORADO NO ENTORNO (prédio, bairro, escola, escritório).

  • Destinação correta do lixo (tem gente que coloca o lixo na porta de entrada)
  • Lixo de papel para cartas indesejadas (atualmente jogam nas plantas do hall)
  • Instalação de sensores de presença no ‘Basement’ (a luz está sempre ligada)
  • A prática da Gentileza do tipo segurar a porta do elevador, falar bom dia, não fechar a porta do hall na cara dos outros…



comentários
  1. Cris disse:

    Nossa, Heidi, que super plano! Adorei, vou refletir sobre várias das suas ideias!

    Um abraço,
    Cristina

  2. heidih disse:

    Oi Cristina! Seja muito bem vinda para trocar ideias também! Este é um espaço aberto =)
    Beijos, Heidi

  3. diana duarte disse:

    to muito orgulhosa de te conhecer flor!

    Seguiu seu sonho e esta se conhecendo e fazendo a diferença para a sociedade com pequenas atitudes meus parabens!

    beijos
    Diana Duarte

  4. heidih disse:

    Diana, fiquei super feliz com as suas palavras. Vamos construindo nosso sonho, né? Tijolinho a tijolinho…
    Beijão, Heidi

  5. Cris Silva disse:

    Oi Heidi. Estou aqui fascinada com tudo que estou lendo. Já adoto algumas das dicas que foram dadas, mas ainda tem muito por fazer. Obrigada por partilhar conosco tantas coisas que muito somarão nas vidas de muitos de nós.

  6. [...] dos companheiros de jogo, e com o tempo vi que muita gente está na mesma situação que eu! Olha o plano da Heidi para a tarefa 2! Muitas ideias boas realizadas em tão pouco tempo! Parece que os ocupados [...]

Deixe um comentário

