Tarefa 4 – A gente não está sozinho!

Publicado: 29/03/2012 em Tarefa 4/6

Agora é hora de colocar o seu plano em prática. Você já fez contato com a sua rede e com os outros participantes para colaborar com você. Conte-nos como conseguiu reunir as pessoas e quem são elas. Liste os talentos e recursos que poderá contar. Mostre o seu planejamento, seja detalhista explicando porque cada pessoa que escolheu é importante na implementação do seu plano.

Prazo: Meia noite do dia 29 de Março. Você tem 4 dias para realizar o passo 4.

Se você já conseguiu elaborar uma lista de pessoas com que poderá contar e que talentos elas têm para contribuir no seu projeto, mande um email para val@institutoelos.org e volte aqui para conhecer a 5a tarefa no dia 30 de Março.

Dica: O desafio é estar aberto para a contruibuição da sua comunidade de apoio e fazer as mudanças que se fizerem necessárias para que a sua ideia se torne um sonho coletivo

Recursos: Textos, desenhos, fotos, vídeos, mapa do local de atuação, mapa da sua rede

Dever de casa: Faça uma agenda de reuniões e ações necessárias para colocar sua ideia em prática

===============================================================

GENTILEZA

GERA

GENTILEZA

Aqui na Nova Zelândia, já estou reunindo os recursos necessários para o plano do CUIDAR DO OUTRO, através de gestos de gentileza. Estou contando com o apoio do Rô, para me ajudar a fazer os Tsurus e as mensagens que serão distribuídas porta-a-porta do prédio. Ele que forneceu todo o material que será utilizado.

Inspirações para a ação na NZ: Quando visitei Hiroshima, um dos locais que mais me emocionaram na vida foi o Peace Memorial Park. Me deparei com um gesto de uma criança que me afetou a alma e as minhas raízes japonesas. Veja sobre os tsurus de origami, e a linda história de Sadako Sasaki. Para a ação que escolhi fazer aqui, os tsurus de origami serão os mensageiros da frase: “Practice random kindness and senseless acts of beauty” – de Anne Herbert

No Brasil e demais locais, contei com os emails e as Redes Sociais para encontrar pessoas com o seguinte talento: o interesse genuíno em praticar Gentileza, sem nada em troca. O convite foi enviado:

Apesar de simples, poucas pessoas conseguem , com mestria, lidar com este talento do Ser Humano. Cada uma dessas pessoas abaixo teve uma experiência de Cuidar do Outro e compartilhou comigo a sua história ou gesto. Não pedi que me dissessem a sua profissão, mas sim, qual o seu talento. Isso foi muito melhor, pois conseguimos enxergar quem elas são, no seu “Core”. Desta forma, criamos uma Corrente do Bem forte e real, sem máscaras, sem bloqueios ou rótulos, em diferentes locais do mundo. Afinal, todos podem fazer parte desta rede!

  • Cris  – talento: “Eu vim ao mundo para ajudar ao próximo. Sempre senti isso de uma forma muito verdadeira. E me dedico aos amigos, familiares e aos que não conheço.”
  • Domingos  – talento: buscar incansavelmente a melhoria.
  • Fê – talento: a capacidade de aprender. “Tento sempre aprender algo novo, tanto no âmbito profissional, quanto em coisas simples, mesmo do dia a dia. Penso o quanto já mudei, ou melhor, amadureci nesses anos todos, sempre tentando tirar aprendizados das situações.”
  • Karen  – talento: construir amizades duradouras
  • Lucila  – talento:  “Estar disponível quando precisam de mim”
  • Malcolm  – talent: finding hints of wonder in the mundane moments of life (encontrar indícios de maravilha nos momentos triviais da vida)
  • Mari – talento: cuidar do outro
  • Ro – talento: sugerir soluções para problemas complexos
  • Tass – talento: “Qdo eu morava no interior eu me considerava muito bom em plantar hortaliças (eu plantava de tudo no quintal da minha casa), hoje acho que administrar produção.”
  • Stitch – talento: “o meu talento é através da Psicologia. Escolhi ser psicóloga e todos os dias faço uma nova escolha em trabalhar com isso, pois acho que sou assim desde que me conheço por gente: confio e acredito na palavra como instrumento para uma melhor relação do eu com o eu mesmo, do eu com o mundo e do mundo com o eu!”

E quanto ao CUIDAR DO PLANETA?

No Brasil, meu pai arquiteto, me contou das suas obras que estão sendo construídas, todos ligados à Sustentabilidade:

“Projeto aceito pela Associação Assistencial Dom José Gaspar – Ykoi-no-sono de Guarulhos-SP para cerca de 300 idosos, cujas caracteristicas atendem aos principios de habitações baseados no tema, como :
-ambientes e quartos com usos de insolação e ventilação naturais
-materiais de construção ecologicamente corretos
-reuso de águas pluviais captados em reservatorios d’agua para lavagem e irrigação
-coletores solares para aquecimento d’agua
-cobertura com células fotovoltaicas para energia elétrica local
-circulaçãoes de pedestres sem barreiras com acesso universal (pessoas com necessidades especiais, cadeirantes, crianças e idosos).
-compostagem de objetos orgânicos e transformação em adubos e fertlizantes
-coletas seletivas de objetos usados e reciclaveis
-biodigestores para processamento de esgotos

Outra obra já concluida em Jacareí-SP para o Centro de Integração Brasil-Japão, patrocinado pela O.I.S.C.A do Japão , destinado à comunidade da região como:
-creche para crianças até 5 anos
-cursos profissionalizantes para adultos homens e mulheres
-ambientes e salas só com usos de insolação e ventilações naturais
-materiais de construção com  ”low tecnologies” como pilares de árvores de eucaliptos autoclados, paredes de adobe de barro feitos “in loco”, cobertura de telhas produzidas com cimento e todo tipo de de papeis e embalagens compostados de jornais, balas, plasticos, etc,estrutura de madeiras de replantio- coletores solares para aquecimento de água
-água potavel de nascentes naturais do local e filtradas e tratadas
-circulações universais para pedestres sem barreiras
-coleta seletiva de objetos usados e reciclaveis
-biodigestores para processamento de esgotos
-compostagem de objetos organicos e transformação em adubos e fertilizantes

Essa é uma parte do mundo que o meu pai também está construindo no seu entorno.

Nos EUA e Canadá continuo na aliança Be The Change, onde cada um está mudando hábitos não sustentáveis, com a finalidade de cuidar melhor do planeta e transformá-lo no mundo que queremos viver. É um processo mais lento e segue o ritmo dos 60 membros, portanto, não conseguirei contar os resultados até o final do Caminho do Guerreiro. Darei mais ênfase para a ação do CUIDAR DO OUTRO.

DEVER DE CASA: As reuniões serão principalmente virtuais (e-mail e Skype), por inviabilidade física de encontros pessoais com pessoas de cada parte do mundo. No entato, as pessoas que estão na Nova Zelândia os encontros serão em cafés de Auckland.

Deixe um comentário

